NOC e Operação Assistida

O que é NOC?

O Networking Operation Center ou Centro de Operações de Rede é uma solução de monitoramento ininterrupto da avaliação dos sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Os negócios das empresas são suportados por uma infraestrutura de TIC (tecnologia da informação e comunicação). Um modulo desta infraestrutura é responsável pela monitoração de todos os sistemas, este é o NOC.

NOC trata-se de uma prática focada em otimizar serviços e resultados. Essa prática possibilita monitorar qualquer componente, incluindo, evidentemente, recursos críticos para o funcionamento da empresa, como roteadores, gateways, servidores ERPs, Banco de Dados, Centrais Telefônicas, é até sistemas, entre outros ativos de TIC.

NOC é o local onde acontece o monitoramento e a gestão dos eventos de toda infraestrutura citada, mantendo as informações centralizadas. Esse monitoramento conta com equipe especializada e softwares dedicados a este fim.

Alguns objetivos do NOC:

  • Antecipação de problemas
  • Preparação para catástrofes
  • Verificação do nível de serviço atual
  • Por contar com banco de dados de eventos e performance, emite relatórios de controle de SLA.

Essa equipe especializada atua de forma preventiva e também de forma proativa, com finalidade de deixar o ambiente de TIC sempre seguro.

Além de monitorar o NOC também executa scripts para estabilização de incidentes, gera informações para as equipes de suporte de infraestrutura, cria relatórios, informa a disponibilização dos seus ativos de TIC.

Como dimensionar a necessidade e o tamanho do NOC?

Tudo começa no negócio, e na análise do valor do prejuízo de cada sistema parado. Com base nestes dados se prova a necessidade de se ter uma equipe preparada para solução de incidentes.

O NOC pode operar 24×7, em caso de necessidade da Empresa em demandar disponibilidade de sistemas 24 horas.

Operação Assistida

O serviço de Operação Assistida é composto por um conjunto de atividades que visa assistir a operação de sistemas. Tem como tarefas dar treinamento e capacitação da equipe do cliente responsável pelas atividades de operação, transferindo todo o conhecimento e experiência necessária para a operação dos produtos, fornecidos pela W3INOVA. Este serviço tende a ser continuo por toda a utilização das plataformas e softwares adquiridos pelo cliente.

Garantir que o cliente faça uso do investimento feito em TIC, é um dos objetivos da W3, na prestação do serviço de Operação Assistida.

Os serviços inclusos na prestação de serviço são:

  • Execução de atividades operacionais, utilizando os procedimentos recomendados a cada rotina.
  • Execução de atividades de rotinas de testes, análises e medidas, utilizando os procedimentos que assegurem mínima interferência na operação e máxima disponibilidade dos produtos.
  • Elaboração de procedimentos especiais ou detalhamento dos procedimentos padrão, caso seja necessário.
  • Elaboração de relatórios de atividades detalhando os procedimentos realizados e eventuais ajustes, se necessário.

A qualidade dos serviços é assegurada através de processos consolidados e da sólida formação, capacitação e experiência dos profissionais W3, responsáveis pelas atividades de operação assistida.

Benefícios

  • Garantia que os produtos sejam operados dentro das melhores práticas recomendadas.
  • Treinamento durante a operação, realizado de forma estruturada, contemplando casos práticos que assegurem a capacitação dos envolvidos.
  • Assume tarefas mais complexas na operação das plataformas.
  • Desenvolve customizações e ajustes visando a melhor condição de operação do Cliente.
  • Aumento da performance e disponibilidade do produto no início da sua operação, assegurado pela capacitação prática dos operadores em condições reais.

Quer ajuda na avaliação da necessidade de um NOC ou do Serviço de Operação Assistida em sua empresa?

Pode contar conosco da W3, entre em contato.

Martech

O que podemos oferecer para seu negócio!

Infraestrutura de TIC

Serviços e Outsourcing de TIC Infraestrutura é foco do olhar da W3INOVA na prestação de serviços e no outsourcing de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Em primeiro lugar nosso olhar está em levar as empresas a alcançar um alto desempenho, incluindo redução...

Outsourcing de equipamentos de TIC

O olhar da W3INOVA no outsourcing de equipamentos de TIC é levar as empresas a alcançar um alto desempenho, incluindo redução de custo e rentabilidade sustentável, dando condição para a empresa cuidar do seu negócio, mesmo durante períodos de instabilidade econômica....

Dígitro VOIP Manager

O VOIP Manager da Dígitro converge a telefonia convencional fixa e móvel com os benefícios da comunicação via redes IP garantindo a mobilidade, ganhos em produtividade e redução de custos.

Produção de Conteúdo